Segundo Gonçalves, ao longo da historia humana, o homem apresenta inúmeras variações na concepção e no tratamento do seu corpo, bem como nas formas de se comportar corporalmente, que revelaram e revelam as relações do corpo com um determinado contexto social.
Nesse vídeo vemos pessoas aprendendo a dançar um estilo de música. Segundo Piaget, os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes sociais em seus fins e mentais em seus meios. A experiencia humana é um todo bio-psico-social que não pode ser dividido em partes nem reduzido a nenhuma delas. Primeiro percebemos o mundo, em segundo as percepções geram sentimentos e emoções. Na sequência estes são elaborados em formas de pensamentos que vão determinar o nosso comportamento no cotidiano.
Compreende-se através de Ganzales, que a expressão corporal se apresenta como uma pratica do movimento como arte, um elo entre pratica, criatividade, ritmo, possibilitando a expressão, espontaneidade, sensibilidade de liberdade possibilitando ao corpo revelar a sua totalidade e complexidade.
Pelo Huizinga vemos a dança como um jogo, por ter todos os aspectos lúdicos como prazer, tempo determinado, seriedade, espontaneidade, etc.
No dança temos primeiro o Preconceito, depois a Técnica em seguida Sentimentos. Através da Darido, compreendo esses três aspectos como Conceitual, Procedimental e Atitudinal.
Pelo conceitual quebramos o preconceito sobre a dança;
Procedimental aprendemos a técnica, ou seja como se faz;
Atitudinal percebemos novos sentimentos em relação á dança e com a dança;
Huizinga no seu livro Homo Ludens, cita a força agonística (lúdico de ver seu inimigo sofrer). Na dança temos a tal força agonística Muitas pessoas na e através da dança, consegue ser o que tanto querem, mas para isso acontecer lutam contra si próprios, para ser o papel que tanto desejam, tudo de forma lúdica.
Através do Brikman vemos as dimensões do conteúdo e também a parte da força agonística neste trecho "A expressão corporal funcionaliza a linguagem do corpo em suas estruturações, componentes e desenvolvimentos. Por isso sua pratica leva a manifestação da personalidade, a um conhecimento e uma convivência mais completa para fora e para dentro de si mesmo, e enfim a uma comunicação fluida capaz de promover uma profunda transformação de atitude básica da personalidade."
Para complementar Freitas diz que através do movimento e do contexto do tempo e do espaço, a pessoa pode adquirir consciência do que acontece com seu próprio corpo. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria as formas de ação que o distingue dos outros animais.
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