Segundo Huizinga guerra só tem caráter lúdico quando se tem igualdade. Quando temos o lúdico na luta, comparamos com o jogo (Algo espontâneo, regras definida pelos ambos,etc)
Nas lutas vemos atos violentos, porém, é diferente de violência. Quando se tem o uso adequado das ações violentas não pode ser considerado uma violência gratuita. Nas artes marciais vemos várias ações violentas, mas não são maliciosas, são com finalidades de somente alcançar o objetivo de vencer, a tal força agonística (lúdico de ver seu inimigo sofrer).
A Arte Marcial é a arte da guerra, sendo que toda arte marcial é considerada luta, porém, nem toda luta é uma arte marcial.
Lutas tem mais caráter social, cuja finalidades são alcanço de objetivos sem combate direto, por exemplo, o movimento feminista que lutavam pelos seus direitos.
Violência gratuita como citado anteriormente é considerada uma emboscada, quando um dos oponentes é pego de surpresa, ou seja, era considerado um jogador mas não tinha ciência disso, mesmo que seja lúdico para o outro, mas para ele não, pois foi totalmente uma surpresa pra ele.
Todo jogo, luta, guerra tem um ritual (um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico).
As lutas com finalidades esportista de alto rendimento, podem ser usadas mesmo assim nas escolas.
Primeiro passaríamos o CONCEITUAL para que eles entendessem o porque estão aprendendo tal luta;
o PROCEDIMENTAL ensinar e passar conhecimentos para todos com seus fundamentos e técnicas;
no ATITUDINAL aprendem ações que devem ter em relação e na execução das lutas (caso na escola não haja equipamentos, local apropriado, etc. pode-se usar o vídeo-game como instrumento pedagógico, através deste eles aprenderiam ao mesmo tempo fundamentos, técnicas, regras, valores subjacentes, ou seja atitudes que deveriam ter em relação e nas atividades).
Lembrando que para usar as lutas nas aulas seria necessário adaptar como ESPORTE EDUCACIONAL, mudar as regras para que fiquem de modo acadêmico, como exemplo, o Boxe para ser praticado numa escola poderíamos deixar sem o combate direto de um jeito que só executem os movimentos sem ter que acertar o adversário.
Muitas lutas teve interferência dos militares que impediram execução do judo na época da Segunda Guerra Mundial, assim muitos correram para o Karatê.
Vemos corporeidade também, pois nas lutas não se usa só os corpos e sim CORPO E MENTE, lembrando que corporeidade é unificação dos tais.
XADREZ tem características parecidas com as das lutas, pois ambas tem suas estratégias.
Referencias
Homo Ludens - Huizinga
Nenhum comentário:
Postar um comentário