24 de março de 2010

Esporte

Esporte é uma manifestação da educação física.

Mostro as dimensões (Tubino) e natureza dos conteúdos (Dárido)

Esporte                                                                         Esporte

Alto Rendimento                                                            Conceitual
Paticipação                                                             Procedimentais
Educacional                                                                   Atitudinais

Esporte de Alto Rendimento, Participação e Educacional

Alto Rendimento - Vemos muitas características deste no militarismo e tecnicismo, onde não existe um professor-instrutor e sim professor-treinador ou professor-técnico. Ambos, com fins de deixar indivíduos aptos para uma sequencia bem repetitiva de movimentos esportivos, e por fim destacar os mais habilidosos para tal atividade. Assim, explica o porque do alto rendimento ser exercido pelos "talentos esportivos", aonde impede de ser considerado uma manifestação comprometida com valores democráticos. Temos o conceito de que é fundamental buscar o reconhecimento do talento individual, onde aqui deve sempre  realçar os ganhos e destacar os que o praticam, daí a sociedade o torna diferenciado por causa da sua habilidade.
Muitos pensam que para ser alguém na sociedade precisa fazer parte dos meios esportivos, assim compreende-se que senão for pelo esporte, o jovem não é ninguém. Nesse fato envolve-se a mídia, pois como antigamente citava muito o Ronaldinho Gaúcho, que cresceu na vida depois de ter entrado no meio esportivo e  sendo até considerado o melhor do mundo de 2005. Virou uma grande referência para os jovens, pois numa sociedade como a brasileira para ser considerado alguém, tem que ser pelo meio esportivo ou cultural.

Já o esporte participativo, tem como principio o lúdico, e sua finalidade é o bem estar social dos seus participantes. Lembrando que o lúdico tem a competição, religião, regras, espontanêabilidade, seriedade, prazer, estética, etc. Podendo assim ser considerado como jogo, quando praticado na rua, pode ter suas regras mudadas, diferente do alto rendimento, onde as regras são estabelecidas pela organização internacional do determinado esporte. Vale ressaltar uma característica que é o cooperativismo, cuja a finalidade é que todos participem, mesmo havendo a competição.

Esporte educacional por etapas se combina com o de participação.
Por principio, o educacional  é entendido mais no processo de formação das pessoas, onde é considerado essencial para o desenvolvimento pleno da pessoa, ou seja, o esporte é usado como instrumento pedagógico. Na abordagem construtivista vemos que o principal instrumento pedagógico é o jogo, e no momento que o esporte é praticado de "modo diferente"(regras mudadas, local determinado pelos próprios jogadores, etc.) é então um jogo.
 A combinação se dar, pois os dois cria uma inclusão diferenciada do esporte na sociedade, porém, não tem o alto poder do rendimento de fazer as pessoas subirem socialmente na vida.

Conceitual, Procedimentais, Atitudinais

No conceitual ver que o individuo tem que saber.  Aqui explicamos a história e regras de determinados esportes.

O procedimental, temos o que fazer. Ensinar como praticar as finalidades do esporte, os objetivos, etc. Temos que ensinar de um jeito no qual o aluno, fique com vontade de praticar depois. Um bom modo seria pelo vídeo-game. Supondo que estejamos com o Skate, pelo jogo mesmo  aprendemos várias manobras, conceitos, dicas, entre outros deixando uma grande vontade de pratica-lo.

Atitudinais, mostramos a importância com intuito da ativação de capacidades físicas, afim de melhorar as atividades de cada individuo, reformular crenças, e conceitos.

Entretanto que fique claro que conceituais, procedimentais e atitudinais não são realizados separados e sim por interligações. O procedimental, ele estará fazendo e ao mesmo tempo sabendo o porque está fazendo aquilo junto com suas finalidades através do conceitual, porém ao mesmo tempo aprende as atitudes que deve ter na e para tal atividade.

Referências

 Dicionário enciclopédico Tubino do esporte - Manoel José Tubino, Fernando Garrido, Fábio Mazeron Tubino

Educação Física na escola - Suraya Cristina Dárido

Um comentário:

  1. olá Tainan! começou muito bem!

    aí vão as orientações:
    - Estabelecer as relações entre as temáticas trabalhadas durante o semestre;
    - Relacionar as temáticas com o seu cotidiano;
    - Fundamentar mais seus apontamentos;
    - Utilizar mais vídeos/imagens.

    ResponderExcluir