15 de março de 2010

...

Jogo


Pelo Huizinga percebemos que todo ser humano tem uma necessidade de distensão. O jogo sempre estã ligado á algo fora do jogo. Dai entra o conceito de lúdico, no qual consideramos o principal  companheiro do jogo.

O lúdico é uma composição de competição, religiosidade, regras, espontanêanidade, seriedade, prazer, estética, estraga prazer, etc.
Vemos o lúdico em varias situações do nosso dia-a-dia, em formas explicitas e implicitas!

O explicito algo que fica fácil visualização e compreensão como o volêi praticado na rua, pessoas competindo, mesmo que sorrindo estam serios atrás do seu objetivo. Tem prazer, estam praticando porque querem e perdem noção do que está se passando por fora, se focando apenas no jogo e claro sempre aparece um estraga prazer.

Já o implicito é aquele jogo cujo quem está do lado de fora não percebe o que está acontecendo!



Cito como exemplo um doente. A partir do momento que ele adquire a doença está iniciada a partida, seus pais e médicos os outros oponentes do jogo. O hospital o espaço determinado e o tempo definido será até que ele se cure totalmente. A competição se encontra na saúde contra a doença, e o estraga prazer o próprio doente quando não quer se tratar.







Jogos Infantis


Como príncipio o quadro Jogos Infantis de Pieter Brueghel ...




... vemos crianças, jovens adultos, idosos tudo brincando, uma visão bem diferente da nossa cultura atual.
Hoje já não se ver essas brincadeiras, jogos... Eles foram substituídos pelo mundo virtual, o qual mundo que a tecnologia só vem apliando mais ainda.

Segundo Freire a criança já possui conhecimento independente da situação e do ensino. A criança é especialista em brincadeiras e brinquedos, deste modo deve resgatar cultura dos jogos e brincadeiras desenvolvendo a vida no processo de aprendizagem. (1989)
Ou seja, quando criança ainda é possivél voce visualizar algo assim, mais com o desenvolvimento dela por está numa cultura bem mais avançada acaba sendo atraída para tal.
Através do Huizinga compreende-se que todo ser humano necessita de distensão para desenvolvimento das suas aptidões, raciocionios, etc.
Neste conceito não se diz qual distensão, mas por compreensão é algo que traga o lúdico. Então o video-game não pode ser considerado fora disso, pois tem todas as caracteristicas lúdicas. Para lembrar o quadro onde brincam várias faixas etárias atualmente vemos a Mini-Fazenda que é um jogo de um site de relacionamento (orkut), vemos várias pessoas brincando com caracteristicas lúdicas.

Como as culturas vem perdendo seus valores referente a essas diversões, percebemos muitos jovens estressados, sedentários... Porém isso é inevitavél, pois muitos deles sempre irão trocar a pratica de atividades físicas pelos novos divertimentos virtuais.


Educação Física


Para compreender o que é exatamente educação física cito algumas abordagens:

Desenvolvimentista compreende-se que educação física é a aprendizagem do, sobre e através do movimento. É especificadamente dirigida á crianças de 4 á 14 anos.
Segundo Gallahue complementado por Manoel essa abordagem segue uma sequência:
-Fase dos movimentos fetais
-Fase dos movimentos espontanêos e reflexos
-Fase dos movimentos rudimentares
-Fase dos movimentos fundamentais
-Fase de combinação dos movimentos fundamentais
-Fase de movimentos culturamente determinados;
Neste compreendemos o processo de maturação do individuo.

O construtivismo diz que é a construção do conhecimento a partir do momento de interação com o mundo. Aqui o principal instrumento pedagógico é o jogo, pois quando tal joga ou brinca aprende com mais facilidade e compreende os conteúdos. Porém o local tem que ser lúdico e prazeroso.

Critica Superadora é a disciplina que trata de um tipo de conhecimento dominado cultura corporal. É baseada no marxismo e neomarxismo. Não visa somente sobre questões de como ensinar mas também como adquirimos esses conhecimentos valorizando a questão de contextualização dos fatos e resgate historico.
O objetivo é de que compreendam que a produção da humanidade expressa uma determinada fase e que houve mundaças ao longo do tempo.
Essa abordagem tem caracterisca diagnostica porque pretende ler os dados da realidade interpretando e emitindo um juizo de valor.
Entretanto aqui recebe várias críticas. Uma delas é a do Go Tani que diz que tal não se preocupa com a educação física em sim, ou seja sem propostas reais de programas de educação física.
Ele mostra nessa sua crítica que nesta abordagem eles não tem como principal a educação física e sim outros aspectos antropologicos.
 
Na sistemica compreende-se que educação física é como uma disciplina curricular que introduz e integra o aluno na cultura corporal formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transforma-la instrumentalizando-o para usufruir jogos, esportes, danças, ginásticas em beneficios do exercicio critico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. (Betti 1994)
Aqui ver que o intuito principal da educação física é o ser humano em completo, entrando assim o aspecto antropólogico (social, biologico e psicologico).

Psicomotricidade é formar o individuo fisicamente, mentalmente e espiritualmente (Maria Rodrigues). Compreende que educação é um processo global e o homem não é um conjunto só de pele, ossos e musculos. É dotado de elementos psicologicos e espirituais.
Para complementar Piaget diz que educação física é um fator fundamental das aptidões físicas e mentais da criança. Para explicar o desenvolvimento intelectual partiu da idéia que os atos biologicos são os atos de adaptação ao meio físico e organizando o meio ambiente matendo um equilibrio.

Visões

No militarismo o professor não era instrutor e sim treinador, onde era obrigado deixar seus alunos "perfeitos" para executarem exercícios calistênicos (repetitivos, sequênciais, formativos, militarizantes), que objetivavam o desenvolvimento das qualidades físicas essenciais como força, velocidade, agilidade, ritmo,etc

Já a Higienista deu-se através do militarismo mais tambem por influência dos médicos da europa do século XVIII, pois para o sistema capitalista o individuo tinha que ser trabalhador. O trabalhador, até então, cheio de moléstias acarrentadas pelo seu modo de vida, deveria adquirir um corpo saudável, ágil e disciplinado(Soares 1992).

Em 1937 vemos as primeiras caracterisca do eugênismo onde a Educação Física assumiu um caráter de “militarização do corpo” mais acentuado (moralização do corpo, aprimoramento eugênico, preparo ideológico do indivíduo por meio do físico -adestramento físico). Vemos aqui um certo preconceito etnico, onde nesse preparo seria tranformar os individuos deixando-os brancos, mesmo que fosse de outra etnia eram considerados como brancos, senão fossem brancos não seriam capazes de alcançar os objetivos dados por eles.

Tecnicista ou Analítica é caracterizada pela exacerbação dos meios técnicos de transmissão do conhecimento (MYAGIMA). Finalidade deste então era transformar seus alunos em atletas, ou seja não era um professor instrutor e sim técnico. Devendo relembrar que este também foi implantado durante o regime militar.



Atividades Áquaticas



Começarei pelo conceito do Arquimedes, fala que todo corpo mergulhado total ou parcialmente em um fluído sofre uma impulsão vertical dirigido de baixo para cima igual ao peso do volume do fluido deslocado e aplicado no centro da impulsão. O centro da impulsão é o centro da gravidade do volume que corresponde a porção submersa do corpo. Quer dizer que para o objeto flutuar o peso da água deslocada pelo objeto tem de ser maior que o proprio peso do objeto.

Para pessoas sedentarias aumenta a vontade na pratica de outras atividades fisicas;
Pessoas que não tem muita interação com o mundo, ajuda-o bastante para que tenha uma boa convivencia com os outros individuos.

Certos cuidados seriam no caso de temperaturas para diferentes faixas etárias;
Em casos de bebês ter varios monitores parar poder dar uma atenção melhor.
Rampas de acesso um ótimo cuidado para pessoas idosas como por exemplo; 
Acessórios como óculos por exemplo, coisas fundamentais para prevenir riscos durante a execução de qualquer atividade.

O maior cuidado se encontra nos iniciantes. É preciso fazer uma adaptação primeiro...
Como convivio sempre até com iniciantes ou não sempre fazer um aquecimento e alongamento antes ... Depois cada um senta na beira da piscina com só as pernas dentro d'agua fazendo um movimento de leve com as pernas. Em seguida ir molhando o rosto para depois começar a molhar o corpo (tudo só sentado na beira da piscina). Assim podendo já entrar na piscina, mas antes de começar a praticar a atividade dar umas voltas ao redor da piscina com a mão apoiada na beira ainda.
Porém dependendo de qual  atividade que será praticada, cada qual ainda continuar com a adaptação, mas pelo lado da própria atividade.


Referências



Metodologia da educação fisica - Coletivo de autores
Homo Ludens - Huizinga
Uma viagem da história da infância às histórias de vida a partir da obra Jogos Infantis de Peter Brueghel - Eliane Ap. Bacacina
Para ensinar educação física - Dárido, Suraya
Natação na Terceira Idade, Saúde e Prazer - Mazzarini


As atividades áquaticas são varias tem natação, hidroginástica, hidroterapia, recreação, etc..
Cada qual com seus beneficios, certos cuidados.

Como beneficios vemos muitos mas resumindo em apenas 3:
Aspecto físico, Aspecto Psicologico e Aspecto Social. Compreende-se em questão de lesões melhoras dos músculos atingidos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário