Jogo
Pelo Huizinga percebemos que todo ser humano tem uma necessidade de distensão. O jogo sempre estã ligado á algo fora do jogo. Dai entra o conceito de lúdico, no qual consideramos o principal companheiro do jogo.
O lúdico é uma composição de competição, religiosidade, regras, espontanêanidade, seriedade, prazer, estética, estraga prazer, etc.
Vemos o lúdico em varias situações do nosso dia-a-dia, em formas explicitas e implicitas!
O explicito algo que fica fácil visualização e compreensão como o volêi praticado na rua, pessoas competindo, mesmo que sorrindo estam serios atrás do seu objetivo. Tem prazer, estam praticando porque querem e perdem noção do que está se passando por fora, se focando apenas no jogo e claro sempre aparece um estraga prazer.
Já o implicito é aquele jogo cujo quem está do lado de fora não percebe o que está acontecendo!
Cito como exemplo um doente. A partir do momento que ele adquire a doença está iniciada a partida, seus pais e médicos os outros oponentes do jogo. O hospital o espaço determinado e o tempo definido será até que ele se cure totalmente. A competição se encontra na saúde contra a doença, e o estraga prazer o próprio doente quando não quer se tratar.
Jogos Infantis
Como príncipio o quadro Jogos Infantis de Pieter Brueghel ...
Hoje já não se ver essas brincadeiras, jogos... Eles foram substituídos pelo mundo virtual, o qual mundo que a tecnologia só vem apliando mais ainda.
Segundo Freire a criança já possui conhecimento independente da situação e do ensino. A criança é especialista em brincadeiras e brinquedos, deste modo deve resgatar cultura dos jogos e brincadeiras desenvolvendo a vida no processo de aprendizagem. (1989)
Ou seja, quando criança ainda é possivél voce visualizar algo assim, mais com o desenvolvimento dela por está numa cultura bem mais avançada acaba sendo atraída para tal.
Através do Huizinga compreende-se que todo ser humano necessita de distensão para desenvolvimento das suas aptidões, raciocionios, etc.
Neste conceito não se diz qual distensão, mas por compreensão é algo que traga o lúdico. Então o video-game não pode ser considerado fora disso, pois tem todas as caracteristicas lúdicas. Para lembrar o quadro onde brincam várias faixas etárias atualmente vemos a Mini-Fazenda que é um jogo de um site de relacionamento (orkut), vemos várias pessoas brincando com caracteristicas lúdicas.
Como as culturas vem perdendo seus valores referente a essas diversões, percebemos muitos jovens estressados, sedentários... Porém isso é inevitavél, pois muitos deles sempre irão trocar a pratica de atividades físicas pelos novos divertimentos virtuais.
Educação Física
Para compreender o que é exatamente educação física cito algumas abordagens:
Desenvolvimentista compreende-se que educação física é a aprendizagem do, sobre e através do movimento. É especificadamente dirigida á crianças de 4 á 14 anos.
Segundo Gallahue complementado por Manoel essa abordagem segue uma sequência:
-Fase dos movimentos fetais
-Fase dos movimentos espontanêos e reflexos
-Fase dos movimentos rudimentares
-Fase dos movimentos fundamentais
-Fase de combinação dos movimentos fundamentais
-Fase de movimentos culturamente determinados;
Neste compreendemos o processo de maturação do individuo.
O construtivismo diz que é a construção do conhecimento a partir do momento de interação com o mundo. Aqui o principal instrumento pedagógico é o jogo, pois quando tal joga ou brinca aprende com mais facilidade e compreende os conteúdos. Porém o local tem que ser lúdico e prazeroso.
Critica Superadora é a disciplina que trata de um tipo de conhecimento dominado cultura corporal. É baseada no marxismo e neomarxismo. Não visa somente sobre questões de como ensinar mas também como adquirimos esses conhecimentos valorizando a questão de contextualização dos fatos e resgate historico.
O objetivo é de que compreendam que a produção da humanidade expressa uma determinada fase e que houve mundaças ao longo do tempo.
Essa abordagem tem caracterisca diagnostica porque pretende ler os dados da realidade interpretando e emitindo um juizo de valor.
Entretanto aqui recebe várias críticas. Uma delas é a do Go Tani que diz que tal não se preocupa com a educação física em sim, ou seja sem propostas reais de programas de educação física.
Ele mostra nessa sua crítica que nesta abordagem eles não tem como principal a educação física e sim outros aspectos antropologicos.
Na sistemica compreende-se que educação física é como uma disciplina curricular que introduz e integra o aluno na cultura corporal formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transforma-la instrumentalizando-o para usufruir jogos, esportes, danças, ginásticas em beneficios do exercicio critico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. (Betti 1994)
Aqui ver que o intuito principal da educação física é o ser humano em completo, entrando assim o aspecto antropólogico (social, biologico e psicologico).
Psicomotricidade é formar o individuo fisicamente, mentalmente e espiritualmente (Maria Rodrigues). Compreende que educação é um processo global e o homem não é um conjunto só de pele, ossos e musculos. É dotado de elementos psicologicos e espirituais.
Para complementar Piaget diz que educação física é um fator fundamental das aptidões físicas e mentais da criança. Para explicar o desenvolvimento intelectual partiu da idéia que os atos biologicos são os atos de adaptação ao meio físico e organizando o meio ambiente matendo um equilibrio.
Visões
No militarismo o professor não era instrutor e sim treinador, onde era obrigado deixar seus alunos "perfeitos" para executarem exercícios calistênicos (repetitivos, sequênciais, formativos, militarizantes), que objetivavam o desenvolvimento das qualidades físicas essenciais como força, velocidade, agilidade, ritmo,etc
Já a Higienista deu-se através do militarismo mais tambem por influência dos médicos da europa do século XVIII, pois para o sistema capitalista o individuo tinha que ser trabalhador. O trabalhador, até então, cheio de moléstias acarrentadas pelo seu modo de vida, deveria adquirir um corpo saudável, ágil e disciplinado(Soares 1992).
Em 1937 vemos as primeiras caracterisca do eugênismo onde a Educação Física assumiu um caráter de “militarização do corpo” mais acentuado (moralização do corpo, aprimoramento eugênico, preparo ideológico do indivíduo por meio do físico -adestramento físico). Vemos aqui um certo preconceito etnico, onde nesse preparo seria tranformar os individuos deixando-os brancos, mesmo que fosse de outra etnia eram considerados como brancos, senão fossem brancos não seriam capazes de alcançar os objetivos dados por eles.
Tecnicista ou Analítica é caracterizada pela exacerbação dos meios técnicos de transmissão do conhecimento (MYAGIMA). Finalidade deste então era transformar seus alunos em atletas, ou seja não era um professor instrutor e sim técnico. Devendo relembrar que este também foi implantado durante o regime militar.
Atividades Áquaticas

Para pessoas sedentarias aumenta a vontade na pratica de outras atividades fisicas;
Pessoas que não tem muita interação com o mundo, ajuda-o bastante para que tenha uma boa convivencia com os outros individuos.
Certos cuidados seriam no caso de temperaturas para diferentes faixas etárias;
Em casos de bebês ter varios monitores parar poder dar uma atenção melhor.
Rampas de acesso um ótimo cuidado para pessoas idosas como por exemplo;
Acessórios como óculos por exemplo, coisas fundamentais para prevenir riscos durante a execução de qualquer atividade.
O maior cuidado se encontra nos iniciantes. É preciso fazer uma adaptação primeiro...
Como convivio sempre até com iniciantes ou não sempre fazer um aquecimento e alongamento antes ... Depois cada um senta na beira da piscina com só as pernas dentro d'agua fazendo um movimento de leve com as pernas. Em seguida ir molhando o rosto para depois começar a molhar o corpo (tudo só sentado na beira da piscina). Assim podendo já entrar na piscina, mas antes de começar a praticar a atividade dar umas voltas ao redor da piscina com a mão apoiada na beira ainda.
Porém dependendo de qual atividade que será praticada, cada qual ainda continuar com a adaptação, mas pelo lado da própria atividade.
Referências
Metodologia da educação fisica - Coletivo de autores
Homo Ludens - Huizinga
Uma viagem da história da infância às histórias de vida a partir da obra Jogos Infantis de Peter Brueghel - Eliane Ap. Bacacina
Para ensinar educação física - Dárido, Suraya
Natação na Terceira Idade, Saúde e Prazer - Mazzarini
As atividades áquaticas são varias tem natação, hidroginástica, hidroterapia, recreação, etc..
Cada qual com seus beneficios, certos cuidados.
Como beneficios vemos muitos mas resumindo em apenas 3:
Aspecto físico, Aspecto Psicologico e Aspecto Social. Compreende-se em questão de lesões melhoras dos músculos atingidos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário