22 de março de 2010

O que é ciência?




A etmologia da palavra ciência vem do latim cujo significado é conhecimento.


Segundo Autores ...

Ciência é o conhecimento puro, a acepção do saber. (François Rabelais).


É o conhecimento claro e evidente de algo fundado quer sobre príncipios evidentes, quer sobre raciocinios experimentais ou sobre analise das sociedades e dos fatos humanos. (Michel Blay)


Carlos Luzanga já é meio diferente, pois para ele não tem um único significado. Respeita as diversas visões sobre ciência, dos que dizem que é a atividade cientifica em geral, outros que ver como conhecimento cientifico, ou seja, no sentindo em que pensamos ao qualificarmos de ciência a sociologia, a química ou a linguística, tem também o lado que identifica como o conjunto ou sistema organizado de conhecimento cientifico
.
A primeira divisão que se ver na ciências está entre a factual e a abstrata.
As Factuais são as ciências cujos objetos são os fatos, fenomênos ou situações reais, ou seja elaborar conhecimento através dos fatos. Encontra-se nas factuais outra divisão que são as naturais e humanas.
As Naturais são a física, química, biologia, geologia, etc.
Humanas são a história, antropologia, a psicologia, a línguistica, a economia, a política, etc.
A abstrata trata-se da parte mais lógica que não necessita muito das experiências, de situações reais.
Em meados dos anos 30 e depois da SGM a corrente positivista e outras relacionadas a elas levantaram a palavra ordem de que a ciência era a única forma racional de conhecimento, ou seja tudo o que não fosse ciêntifico era conhecimento ingênuo do senso comum, algo sem justificativa.


Para desenvolver o tal conhecimento precisaria do observador. A curiosidade pelo tal objeto, pessoa faz com que ele tenha uma boa observação complementada de argumentação (base), ou seja para defender o paradime dele tem que ter uma base. Quando se tem uma dimensão tem argumentos construtivos.
Porém sem imaginação ele não seria um tão bom observador assim, pois quando nós observamos somente só vemos aquilo que está na nossa frente, redor, etc. Precisos ir além disso para daí sair o conhecimento ciêntifico.
Nessas observações podemos começar tanto do microscopio para o macroscopio ou vice-versa, ou seja no conhecimento seria necessário compreender o significado de tal é estar de posse de representações e conceitos necessários para reconhecer que uma multidão de fenomênos diferentes faz parte de um todo. Em outras palavras compreensão seria a redução da multiplicidade de fenomênos a um principio geral e simples, ou seja a redução da multiplicidade ao uno ou podemos partir de um unico príncipio á várias multiplicidades de fenomênos.
 Em estudos comuns no colégio mesmo na matéria de filosofia você já descobre que quando um conhecimento passa a ser considerado exato ele deixa de ser uma ciência, pois hoje um observador dar sua teoria com ótimas bases e argumentações, porém nem que seja a 1000 anos depois disto se um outro aparecer com outro conceito mais com uma grande justificativa apoiada em bases porque descorda do observador terá o conceito dele no lugar do antigo. A base central que deu origem a esse conceito é o Ceticismo que é a doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza a respeito da verdade, o que implica numa condição intelectual de dúvida permanente e na admissão da incapacidade de compreensão de fenômenos metafísicos, religiosos ou mesmo da realidade.

Referências

O que é ciencia? - Carlos Luzanga
Filosofia da ciência - Rubens Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário